[FLASHBACK] Lee Jung Hyun (AVA) (parte 01)

Como o comeback dela está próximo, marcado para o dia 22 de Julho, nada mais justo que um flashback da carreira dessa cantora sensacional, embora não muito conhecida pela geração atual de kpopers! Possui quase 15 anos de carreira, é atriz, tem carreira coreana, japonesa e chinesa, e foi convidada para abrir o show da Lady Gaga em Seul em 2009.


Vamos falar sobre versatilidade. Eu nunca vi um artista conseguir transitar por tantos conceitos e estilos diferentes, sem perder sua própria essência, como Lee Jung Hyun fez!
Ela foi a precursora da Techno Music na Coreia, e é inclusive conhecida como a "Rainha do Techno Coreano"

Seu primeiro album foi o "Let's Go To My Star", lançado em 1999. A temática era futurística. O que pode parecer um pouco batido hoje em dia, era hype no ano de lançamento. A foto abaixo é a capa do mesmo.

O primeiro single e debut oficial foi "Wa (come)". O clipe mescla os visual e sonoridade futurista com os tradicionais antigos, e logo após o lançamento já ficou em primeiro lugar nos charts por três semanas!

Essa música era performada com o microfone no dedo mindinho. Porque se é pra inovar, vamos inovar.

Logo em seguida foi lançado o clipe de "Bakwo (Change)", do mesmo album que Wa, em que ela encarna uma sereia, com direito a comer peixe vivo. Delícia.
Bakkwo ganhou prêmios de melhor música, e música mais tocada.

No ano seguinte, é lançado seu segundo album, Peace, também chamado de Lee Jung Hyun 2nd.
O primeiro single, Peace, trás um clipe com apelo fortíssimo, tratando da guerra entre Coreias do Norte e do Sul. Tendo a Lee de soldado, e mostrando cenas reais de aviões de combate, exércitos e tem até passeio de helicóptero.


Depois tivemos "No (you)". Alienígenas invadem o Egito, que se defende com navios voadores, enquanto servos dançam à caráter para a Cleópatra... Por que sim. Se você pensa que acabou, ainda tem os robôs alienígenas aprendendo a coreografia dos nativos. Tem como não amar?

Ainda neste album tivemos "Joolae". O clipe mostra um menino pervertido, que ainda brinca de boneca aos 16 anos. A boneca ganha vida quando o menino não está presente, e destrói todo o quarto sendo desastrada. Repito: Tem como não amar?

Seguindo para 2001, "Magic to go to my Star" é o terceiro album de sua carreira.
O ensaio para a capa e encarte do cd é feito com uma boneca de porcelana, feita para parecer com a Lee.
Contrariando a imagem descontraída de "You" e "Joolae", ela retorna com "Michyeo" (crazy), e um clipe com a atmosfera muito mais densa, e uma história nem um pouco feliz. É um dos meus favoritos!
E ainda tivemos mv para a faixa "Ban" (Half). Este bem mais leve e divertido.
Eu foco muito nos singles, mas não posso deixar de comentar sobre os albuns em si. Cada conceito que ela escolhe é trabalhado inteiramente. Tem uma album track interessantíssima no Magic por exemplo, que não foi performada nem divulgada como single. "No More Terror" é um tributo ao atentado do 11 de setembro, e usa como sample passagens reais dos rádios dos socorristas que trabalharam naquele evento e discursos do então presidente George W. Bush. E tudo isso sem precisar deixar de lado o seu estilo techno.
Você pode ouvi-la CLICANDO AQUI

Chegamos em 2002 com "I ♡ Natural".
#selvagem #livre #natural #cabelos #ao #vento
É nessa vibe pocahontas que Lee Jung Hyun fez seu retorno. O primeiro single, Ari Ari, mostra claramente esse ideal.
Já "Dara Dara" (Moon Moon),  trás uma coreografia com lenços, e um visual mais tradicional, mas sem perder o feeling do conceito em momento algum.


2003 foi um pouco mais parado, ela lançou um mini album chamado "Summer Party", com algumas músicas inéditas e vários remixezZzZzZz
A faixa principal "Summer Dance" é aquela típica música de verão. Upbeat, figurino de marinheiro, clipe descontraído, praia, homens sem camisa, aquela viadagem toda desse tipo de clipe, ou seja, imperdível. A música está loooonge de ser uma das melhores, no entanto.

Ainda tem muita coisa por vir na carreira dessa grande musa. De cigana à James Bond, o afastamento da carreira musical e declínio da popularidade, e comeback em grande estilo. Tudo isso na parte 2 que sairá logo logo, fiquem de olho!



Deixe um comentário